Palavra do Papa Francisco
Praça de São Pedro
Terceiro Domingo de Páscoa, 14 de abril 2013
Terceiro Domingo de Páscoa, 14 de abril 2013
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Vou tocar brevemente na página dos Atos dos Apóstolos lemos na liturgia deste terceiro domingo da Páscoa . Este texto refere-se à primeira pregação dos Apóstolos em Jerusalém, cheio de notícias da cidade que Jesus verdadeiramente ressuscitou, segundo as Escrituras, e era o Messias anunciado pelos profetas. Os chefes dos sacerdotes e os governantes da cidade tentou cortar pela raiz a comunidade dos crentes em Cristo e os apóstolos fizeram aprisionar, ordenando-lhes para não ensinar em seu nome. Mas Pedro e os onze disse: "Temos de obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus ... exaltou à sua direita como Líder e Salvador ... E nós somos testemunhas destes fatos e do Espírito Santo "( Atos 5,29-32). Então, eles chicoteado os Apóstolos e ordenou-lhes para não falar de novo, em nome de Jesus E foram, assim diz a Escritura ", regozijando-se de terem sido considerados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus" (v. 41) .Eu me pergunto: onde estavam os primeiros discípulos a força para fazer este testemunho deles? Não só isso: o que era a sua alegria e coragem para proclamar, apesar dos obstáculos e violência? Não se esqueça que os apóstolos eram simples, eram escribas, mestres da lei, nem pertencentes à classe sacerdotal. Como poderiam, com seus limites e oposição por parte das autoridades, enchendo Jerusalém com seu ensino (cf. Atos 5:28)? É claro que apenas a presença do Senhor Ressuscitado com eles, e da ação do Espírito Santo pode explicar isso. O Senhor estava com eles, e que o Espírito instou-os a pregar explica este evento extraordinário. Sua fé foi baseado em um forte e pessoal de Cristo crucificado e ressuscitado, que não tinham medo de nada nem de ninguém, e até mesmo viu perseguição como uma questão de honra, o que lhes permitiu seguir os passos de Jesus e para ser como Ele, testemunhando com suas vidas.
Esta história da primeira comunidade cristã nos diz algo muito importante, que se aplica à Igreja de todos os tempos, mesmo para nós: quando uma pessoa verdadeiramente conhecer Jesus Cristo e crer nele, experimentar a Sua presença na vida e na força de sua ressurreição, e não pode deixar de comunicar esta experiência. E se essa pessoa atende mal-entendidos ou adversidades, ele se comporta como Jesus em sua Paixão: responde com amor e com o poder da verdade.
Orar com o Regina Caeli , pedir a ajuda da Virgem Maria, que a Igreja nos anúncios do mundo com franqueza e coragem a Ressurreição do Senhor e dar sinais de testemunhas eficazes de amor fraternal. O amor fraterno é um testamento para o mais próximo que podemos dar de que Jesus está conosco ao vivo, que Jesus ressuscitou. Oramos especialmente para os cristãos que sofrem perseguição, neste momento há muitos cristãos que sofrem perseguições, muitos, muitos, muitos países: nós oramos por eles, com amor, do nosso coração. Sinta a presença viva do Senhor Ressuscitado e reconfortante.
Depois do Regina Coeli
Ontem, em Veneza, foi beatificado Don Luca Passi, sacerdote de Bérgamo, no século XIX, fundador da secular Santa Dorotéia e do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia. Damos graças a Deus pelo testemunho deste Beato!
Hoje, na Itália se celebra o Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração, sobre o tema "As novas gerações para além da crise." Esta Universidade nasceu da mente e do coração do padre Agostino Gemelli e com um grande apoio popular, já formou milhares e milhares de jovens a serem cidadãos competentes e responsáveis, construtores do bem comum.Convite para sempre o apoio desta Universidade, continuará a fornecer uma excelente educação para a geração mais jovem, para enfrentar os desafios do tempo presente.
Saúdo todos os peregrinos presentes, de vários países! Famílias, grupos religiosos, movimentos de jovens. Em particular, saúdo os peregrinos da diocese de Siena-Colle di Val d'Elsa-Montalcino, com o Arcebispo Buoncristiani. Um pensamento especial para os meninos e meninas que estão se preparando para a Confirmação.
A todos um bom domingo e um bom almoço!

Nenhum comentário:
Postar um comentário