segunda-feira, 3 de junho de 2013

Chegamos ao mês de junho...


Já estamos na metade do ano.
Entramos em um tempo propício, para refletirmos , acerca do modo como
estamos direcionando e conduzindo as nossas vidas. É um bom momento para reavaliarmos nossos projetos, para este ano de 2013 e aproveitarmos para dar um novo impulso na caminhada, com a graça de Deus e que, neste último semestre do ano, possamos concretizar em Deus, tudo aquilo que sonhamos e desejamos para 2013. As festas religiosas, além de elevar o espírito, aumentam a união das famílias. Nelas todos se sentem iguais e irmãos uns dos outros. As festas juninas, iniciam no dia 13 de junho ,dia de Santo Antônio de Pádua, dia 24, festividade alusiva a João o Batista e culmina a 29 do mesmo mês, com a festa a Pedro, o Apóstolo, em conformidade com o calendário católico.
Curiosidades!
Para nós católicos, a fogueira, que é maior símbolo das comemorações juninas, tem suas raízes em um trato feito pelas primas Isabel e Maria. Para avisar Maria sobre o nascimento de João Batista e assim ter seu auxílio após o parto, Isabel acendeu uma fogueira sobre o monte e assim Maria, vendo a fumaça, ajudaria Isabel a cuidar do menino João. Começou assim, a ser festejado com mastro e fogueira e outras coisas bonitas como foguetes, balões, danças etc.
"Dia dos Namorados" 12 de Junho ou de "São Valentim". É a data em que os apaixonados trocam presentes e juras de amor. Uma data especial e comemorativa, na qual se celebra a união amorosa entre casais, No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho, por ser véspera do dia de Santo Antônio, santo português com tradição de "casamenteiro." Em Portugal também acontecia o mesmo até poucos anos mas, atualmente , é mais comum a data ser celebrada em 14 de fevereiro "Dia de São Valentim"    
Maria Iracy Marques                                                                                   



Nenhum comentário:

Postar um comentário