terça-feira, 30 de abril de 2013


MÊS DE MAIO, MÊS DE MARIA, MÊS DAS MÃES
O mês de maio é tradicionalmente dedicado à Maria.  Em consonância com a Igreja, caminharemos também nessa devoção especial oferecendo ao longo do mês subsídios de oração, tendo como foco Nossa Senhora. 
Nesta primeira semana, algumas orações dedicadas à Mãe de Deus:
AVE MARIA
A mais popular dentre as orações marianas, a Ave Maria tem o seu texto dividido em três partes: a primeira corresponde à saudação do anjo Gabriel à Maria, por ocasião da Anunciação de Jesus.  A segunda, traduz a saudação de Isabel, quando visitada por Nossa Senhora.  E a última, acrescentada pela Igreja, como forma de afirmação da devoção mariana.
Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco.  Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus.
Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.
SALVE RAINHA
A Salve Rainha faz parte do Rosário, rezada ao final de cada Terço.  É uma saudação  à Maria e, ao mesmo tempo, uma entrega da nossa vida à misericórdia da Mãe de Deus.
Salve Rainha, mãe de misericórdia, vida e esperança nossa, salve.
A vós bradamos, degredados filhos de Eva.
A vós suspiramos, gemendo e chorando neste vale de lágrimas.
Eia, pois, advogada nossa, esses vossos olhos misericordiosos a nós volvei.E depois deste desterro, mostrai-nos Jesus, bendito fruto do vosso ventre.Ó clemente, ó piedosa, ó doce, sempre Virgem Maria.
Rogai por nós Santa Mãe de Deus, para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém.
ANGELUS
A hora do Angelus - ou A hora da Ave Maria - consiste na recitação de três Aves Marias intercaladas por versículos do Evangelho que relembram a encarnação de Jesus.  Em 1456, o papa Calisto III ordenou que os sinos das igrejas tocassem três vezes ao dia - ao amanhecer, ao meio-dia e às seis da tarde - exortando os cristãos a rezarem o Angelus como forma de pedir a intercessão à Virgem.
- O anjo do Senhor anunciou à Maria.
- E ela concebeu por obra do Espírito Santo
Ave Maria...
- Eis aqui a serva do Senhor.
- Faça-se em mim segundo a vossa palavra.
Ave Maria
- E o verbo se fez homem
- E habitou entre nós
Ave Maria...
CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA
No Batismo somos ungidos pelo Espírito Santo e recebemos o sinal de que somos filhos de  Deus.  A Consagração à Nossa Senhora, normalmente feita junto com o Batismo, tem o significado de entregar à Mãe de Deus aquilo que de mais preciso possuímos: a nossa própria vida.  A consagração é um ato de certeza de que Maria cuidará de nós tal como cuidou de Jesus Cristo. 
Ó minha Senhora, e minha Mãe, eu me ofereço todo a vós, e em prova de minha devoção para convosco, vos consagro neste dia meus olhos, meus ouvidos, minha boca, meu coração e todo o meu ser.  E já que sou vosso, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como coisa e propriedade vossa. Amém.


Gilda Carvalho
gilda@puc-rio.br

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Erros e acertos, por Pe. Fábio de Melo


"É absurdo querer amar Jesus, sem amar a Igreja" afirmou Papa Francisco

Cidade do Vaticano – O papa Francisco celebrou missa, na manhã dessa terça-feira (23) na Capela Paulina com todos os cardeais presentes em Roma, por ocasião do seu onomástico, São Jorge. Estavam também na Capela o Secretário de Estado, Cardeal Tarcisio Bertone, e o Cardeal-decano, Angelo Sodano, que leu um discurso de parabéns ao Bispo de Roma em nome de todos. Em resposta, Francisco agradeceu por se sentir bem acolhido: “Obrigado, me sinto bem com vocês e gosto disso", disse.
Recordando a data, o cardeal Sodano invocou para o papa e os cardeais “o dom da força cristã, o mesmo que teve São Jorge quando deixou o uniforme militar para vestir o uniforme da fé”. Na homilia, Francisco lembrou que a identidade cristã não é uma carteira de identidade, mas pertence à Igreja.
"É uma dicotomia absurda querer amar Jesus sem a Igreja: identidade significa pertença”. Improvisando, o Papa prosseguiu afirmando que “se não formos cordeiros de Jesus, nossa fé não terá substância”. Em seguida, invocou o “fervor apostólico”, recordando que é sempre necessário pensar na missionariedade da Igreja, na mãe Igreja que cresce com novos filhos.
Sobre isso, disse que o a vida cristã e a vida da Igreja caminham sempre das "perseguições do mundo às consolações do Senhor". "Se quisermos proceder no caminho da mundanidade, negociando com o mundo como os Macabeus queriam fazer, jamais teremos a consolação do Senhor. Claro, se quisermos apenas a consolação, será superficial, e não a do Senhor".
Ao descobrir a sua dimensão missionária, a primeira comunidade cristã conheceu a perseguição, mas também a alegria. “A Igreja, assim, é mais Mãe; Mãe de muitos filhos. Torna-se cada vez Mãe, Mãe que nos dá a fé, Mãe que nos dá a identidade”. Ainda esta manhã, Papa Francisco publicou um novo tuíte dedicado à Mãe de Jesus: “Maria é a mulher do ´Sim´. Maria, fazei-nos conhecer cada vez melhor a voz de Jesus e ajudai-nos a segui-la!”
Benção de Santa Clara


“A Igreja deve responder ao desafio da nova evangelização através da aproximação”, aponta dom Alberto Taveira Corrêa


dom taveiraDom Alberto Taveira Corrêa, arcebispo de Belém do Pará, apresentou os resultados parciais das reflexões do tema central da 51ª Assembleia Geral dos Bispos da CNBB, que após aprovação será publicado em forma de estudo. Em sua fala, o arcebispo destacou o fato de o texto base ter recuperado indicativos e caminhos do Documento de Aparecida (DA), o que tem despertado a atenção dos bispos sobre a importância de levar, adiante, as propostas do tema “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia”. Ele lembrou, ainda, os primeiros pronunciamentos do Papa Francisco que insiste em dizer que o rumo a ser tomado pela Igreja na América Latina deve ser amparado pelas perspectivas apontadas pelo Documento, resultado da V Conferência Geral dos Bispos, em 2007, onde trouxe indicativos para motivar a conversão pastoral e a formação de comunidades mais próximas, que constituem a paróquia.
“O tema central encaminha para uma atenção mais próxima aos núcleos de convivência das pessoas, para o surgimento de novas comunidades. Por isso, a Igreja deve responder ao desafio da nova evangelização através da aproximação. É nosso sonho que cada paróquia seja comunidade de comunidades”, apontou dom Alberto Taveira.
Durante a coletiva de imprensa, da quinta-feira, 18 de abril, o arcebispo explicou aos jornalistas que as pequenas comunidades “são formas agregativas de vivência do evangelho e nova evangelização”. De acordo com dom Alberto, as novas comunidades presentes no Brasil já passam de 500 e, grande parte está a serviço das paróquias e de suas dioceses. Portanto, o arcebispo acredita que se faz necessário cada vez mais o acolhimento desses novos grupos, comunidades e movimentos na vida e missão da Igreja.

Confirmada visita do Papa a Aparecida. Programa oficial será divulgado em maio


francisco.25.04O responsável pelas viagens internacionais do Papa, Alberto Gasbarri, confirmou nesta quarta-feira,24 de abril, a visita do Santo Padre ao Santuário Nacional em Aparecida (SP). Gasbarri, acompanhado pelo Núncio Apostólico, Dom Giovanni D’ Aniello, e outros representantes da comitiva responsável pela visita do Pontífice ao Brasil, estiveram reunidos no Santuário Nacional para acertar detalhes dos possíveis itinerários da passagem do Papa Francisco ao santuário mariano.
Estavam presentes na reunião, entre outros, o Arcebispo de Aparecida, Cardeal Raymundo Damasceno Assis, o Bispo auxiliar, Dom Darci Nicioli, o Arcebispo do Rio de Janeiro e Presidente do Comitê Organizador Local da JMJ (COL), Dom Orani João Tempesta, e representantes das Forças Armadas e da Polícia Federal.

Em entrevista ao Portal A12, Dom Raymundo afirmou que Alberto Gasbarri “ficou impressionado pelo que viu, uma vez que já conhece Aparecida”.
O Cardeal afirmou que o Santo Padre irá a Aparecida, mas ainda não há confirmação da data e da programação: “Podemos confirmar que o Santo Padre virá a Aparecida. A divulgação oficial da visita do Santo Padre, tanto no Rio de Janeiro como em Aparecida, será feita em maio, quando teremos essa informação oficial”.
O Arcebispo de Aparecida falou também sobre a alegria que a visita do Pontífice despertará nos devotos da Mãe Aparecida: “Creio que os devotos da Mãe Aparecida, da Campanha dos Devotos e todos os brasileiros estarão felizes com essa visita e acorrerão para Aparecida para acolher e receber o Santo Padre, o papa Francisco, que irá trazer sua palavra e sua bênção”.
O programa oficial da viagem do Papa ao Brasil será divulgado no dia 7 de maio.

CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos"


A CNBB poderá declarar 2015 como o "Ano dos Leigos". A informação vem do presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Laicato, o Bispo de Caçador (SC), Dom Severino Clasen, em declarações feitas ao "O São Paulo", Jornal da Arquidiocese de São Paulo. Dom Clasen disse que apresentará a proposta para que o tema da assembleia de 2014 seja o laicato.

De acordo com o Bispo, nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil, na última assembleia, uma das cinco urgências apresentadas é caminhar para uma Igreja, comunidade de comunidades: "É por aí que passa a renovação de toda a vida eclesial e, portanto a renovação da paróquia, com maior participação dos leigos".

O Bispo declarou ainda que "um ano dos leigos é uma realidade na qual a Comissão do Laicato da CNBB já está trabalhando".

Segundo ele, foram reunidos "professores, teólogos e leigos para formar a comissão de redação dos textos de estudo que servirão como instrumentos de trabalho. Estes textos devem ficar prontos em breve e, em vista disso, estamos projetando para o ano que vem que a temática central da próxima assembleia da CNBB, a 52ª, possa ter o laicato como centralidade", explicou.

Dom Severino disse que "O tema para a próxima assembleia é portanto, um sonho. Mas o Ano do Laicato é uma realidade, que pretendemos fazer em 2015, ou seja, dia 8 de dezembro terminam as comemorações dos 50 anos do Concílio Vaticano 2º e começa o Ano do Laicato"

Francisco aos jovens: "Arrisquem a vida por grandes ideais"


Da Redação, com Rádio Vaticano


Rádio Vaticano
Papa Francisco crismou 44 pessoas dos cinco continentes neste domingo, 28
Neste domingo, 28, Papa Francisco presidiu uma Missa na qual crismou 44 pessoas dos cinco continentes. A celebração se insere na programação organizada pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização no âmbito do Ano da Fé.

Na homilia, o Papa propôs à reflexão três pensamentos, simples e breves, inspirados nas leituras do dia. O primeiro partiu da visão de São João da ação do Espírito Santo, que ao trazer a novidade de Deus, faz novas todas as coisas. “Abramos-Lhe a porta, façamo-nos guiar por Ele, deixemos que a ação contínua de Deus nos torne homens e mulheres novos, animados pelo amor de Deus”, exortou o Papa.

O segundo pensamento se inspirou na Primeira Leitura, quando Paulo e Barnabé afirmam ser necessário sofrer tribulações para entrar no Reino de Deus. “O caminho da Igreja e também o nosso caminho pessoal de cristãos não são sempre fáceis”, disse Francisco. Ele advertiu seguir o Senhor e deixar que o seu Espírito transforme as zonas sombrias, os comportamentos em desacordo com Deus e lave os pecados é um caminho que encontra obstáculos fora do homem, no mundo. "Mas as dificuldades e tribulações fazem parte da estrada para chegar à glória de Deus”.

No último ponto, Francisco convidou todos, especialmente os crismandos e crismandas, a permanecerem firmes no caminho da fé, com segura esperança no Senhor. Francisco terminou a homilia usando a mesma expressão de Papa Wojtyla, em 1978:

“Abramos – escancaremos - a porta da nossa vida à novidade de Deus que nos dá o Espírito Santo, para que nos transforme, nos torne fortes nas tribulações, reforce a nossa união com o Senhor, o nosso permanecer firmes Nele: aqui está a verdadeira alegria”.

Dirigindo-se ainda aos jovens, acrescentou: “Joguem a vida por grandes ideais. Apostem em grandes ideais, em coisas grandes; não fomos escolhidos pelo Senhor para ‘coisinhas pequenas’, mas para coisas grandes!”.

Após a homilia, os jovens se aproximaram do Pontífice para o rito da Confirmação. O brasileiro Victor Chaves Costa Lima, de 16 anos, foi um dos que nesta cerimônia, expressaram a sua plena e livre decisão de aderir à fé batismal.

quinta-feira, 25 de abril de 2013


IGREJA EM CONSTANTE ESTADO DE MISSÃO
Formação Permanente 
Aconteceu nos dia 23 e 24 de abril de 2013 a formação permanente dos Padres da Diocese de Lins. Com o Tema: Igreja em Permanente Estado de Missão o assessor do regional sul 1 da CNBB  Pe. Everton da Diocese de Presidente Prudente convidou os presentes a reflexão sobre o sentido e necessidade da questão missionária  na Igreja particular de Lins.
 A formação deste encontro  trouxe para todos reflexões bem atuais e dinâmicas de como darmos os passos iniciais em âmbito  pessoal, paroquial e diocesano no assumir este projeto de sermos missionário, pois, foi o próprio Jesus quem nos ordenou "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura" Mc 16,15.


Nosso Pároco Pe. Joaquim e outros padres amigos...

Pe. Everton, assessor do encontro.

Por uma Igreja toda missionária, é o que desejamos para a Igreja particular de Lins e em especial a Paróquia Santa Clara de Assis de Penápolis SP.




quarta-feira, 24 de abril de 2013


IGREJA EM PERMANENTE ESTADO DE MISSÃO 
 Sob a orientação do Pe. Everton do conselho regional sul 1 da CNBB, o clero da Igreja particular de Lins SP se reuniu no Espaço Bem Viver e se colocou em reflexão sobre este tema tão rico e forte em nossa Igreja. Pedimos as orações de todo povo sobre os presbíteros desta diocese que sejam sempre mais conduzidos pela força inspiradora do Espírito Santo.

Informativo Diocesano Edição Especial Jubileu de 
Dom Irineu Danelon






 Pe Everton da diocese de Presidente Prudente 
(Assessor do encontro)



sexta-feira, 19 de abril de 2013


"A JMJ é um encontro de toda a juventude",

 disse dom Orani Tempesta

Na quarta-feira, 17 de abril, dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano do Rio de Janeiro, apresentou aos bispos da 51ª Assembleia Geral da CNBB um panorama de como estão os trabalhos de preparação da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013. O evento que será realizado no período entre 23 a 29 de julho de 2013, com a presença do Papa Francisco, já conta com mais de 200 mil jovens inscritos. A menos de 90 dias da jornada, o arcebispo trouxe para a Assembleia dos Bispos, informações importantes sobre as fases de organização do Rio para receber os jovens que virão de outros 160 países e de diversas partes do Brasil. “Estamos trabalhando com uma estrutura, juntamente com a prefeitura e governo local”, explicou o arcebispo.
Pelo fato da cidade receber diversos eventos esportivos, culturais e sociais durante o ano todo, dom Orani acredita que a estrutura que está sendo preparada, atenderá as atividades da Jornada. Para ele, a escolha do Rio de Janeiro como sede oficial, vem confirmar que a Arquidiocese, em comunhão com a Igreja do Brasil está prestando um serviço à sociedade e a juventude e, isso significa “um ato de investir nos jovens”, não apenas naqueles que são católicos, mas na juventude de todo o mundo que virá participar na jornada. Na semana que antecede o início da Jornada, muitos jovens participarão da Semana Missionária, que oferecerá diferentes atividades de evangelização.
Novidades da JMJ
O COL/Rio (Comitê Organizador Local) traz uma novidade para a jornada que é um tipo de organização chamada de “inteligente”. Assim, a cidade foi dividida por idiomas, para facilitar a participação dos peregrinos nas atividades como as catequeses, missas e palestras, etc. A cidade está em preparação para acolher os peregrinos e uma grande quantidade de famílias se cadastrou para hospedar os jovens de todo o mundo. Também estarão à disposição dos peregrinos, alojamentos em escolas e universidades. As inscrições para a JMJ/Rio 2013 podem ser feitas até as vésperas do evento. A jornada do Rio oferecerá uma programação como cinemas, teatros, exposições, museus, com o objetivo de garantir a participação dos jovens que não professam a fé católica, mas que irão ao encontro. Segundo dom Orani, o evento contará com a presença de outras denominações religiosas, como a Igreja Anglicana e de religiões monoteísta. “Pedimos a Deus que essa experiência para os jovens de conviver com as diferenças culturais possam contribuir para um futuro de mais tolerância e respeito”, desejou o arcebispo.
Sobre a vinda o novo pontífice, dom Orani Tempesta testemunha que, este, será “um grande momento da primeira visita internacional do Papa Francisco ao Brasil”, para “falar ao mundo através da juventude e para a juventude”. De acordo com o arcebispo esse será a segunda jornada realizada na América Latina, e pela primeira vez, com a presença de um Papa latino. “Nesse mundo com tanta falta de valores, tantas obscuridades, temos jovens com grandes ideais. Eles são capazes de deixar suas cidades, seu país, fazer economias para chegar até o Brasil e lá viverem, durante uma semana, sem muitas facilidades; um encontro com o Santo Padre. Este é um encontro de toda a juventude. A experiência que a pessoa consegue viver na jornada, ela levará para toda a sua vida”, disse.

quarta-feira, 17 de abril de 2013


Palavra do Papa Francisco
Praça de São Pedro 
Terceiro Domingo de Páscoa, 14 de abril 2013
Queridos irmãos e irmãs, bom dia!
Vou tocar brevemente na página dos Atos dos Apóstolos lemos na liturgia deste terceiro domingo da Páscoa . Este texto refere-se à primeira pregação dos Apóstolos em Jerusalém, cheio de notícias da cidade que Jesus verdadeiramente ressuscitou, segundo as Escrituras, e era o Messias anunciado pelos profetas. Os chefes dos sacerdotes e os governantes da cidade tentou cortar pela raiz a comunidade dos crentes em Cristo e os apóstolos fizeram aprisionar, ordenando-lhes para não ensinar em seu nome. Mas Pedro e os onze disse: "Temos de obedecer a Deus do que aos homens. O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus ... exaltou à sua direita como Líder e Salvador ... E nós somos testemunhas destes fatos e do Espírito Santo "( Atos 5,29-32). Então, eles chicoteado os Apóstolos e ordenou-lhes para não falar de novo, em nome de Jesus E foram, assim diz a Escritura ", regozijando-se de terem sido considerados dignos de sofrer afronta pelo nome de Jesus" (v. 41) .
Eu me pergunto: onde estavam os primeiros discípulos a força para fazer este testemunho deles? Não só isso: o que era a sua alegria e coragem para proclamar, apesar dos obstáculos e violência? Não se esqueça que os apóstolos eram simples, eram escribas, mestres da lei, nem pertencentes à classe sacerdotal. Como poderiam, com seus limites e oposição por parte das autoridades, enchendo Jerusalém com seu ensino (cf. Atos 5:28)? É claro que apenas a presença do Senhor Ressuscitado com eles, e da ação do Espírito Santo pode explicar isso. O Senhor estava com eles, e que o Espírito instou-os a pregar explica este evento extraordinário. Sua fé foi baseado em um forte e pessoal de Cristo crucificado e ressuscitado, que não tinham medo de nada nem de ninguém, e até mesmo viu perseguição como uma questão de honra, o que lhes permitiu seguir os passos de Jesus e para ser como Ele, testemunhando com suas vidas.
Esta história da primeira comunidade cristã nos diz algo muito importante, que se aplica à Igreja de todos os tempos, mesmo para nós: quando uma pessoa verdadeiramente conhecer Jesus Cristo e crer nele, experimentar a Sua presença na vida e na força de sua ressurreição, e não pode deixar de comunicar esta experiência. E se essa pessoa atende mal-entendidos ou adversidades, ele se comporta como Jesus em sua Paixão: responde com amor e com o poder da verdade.
Orar com o Regina Caeli , pedir a ajuda da Virgem Maria, que a Igreja nos anúncios do mundo com franqueza e coragem a Ressurreição do Senhor e dar sinais de testemunhas eficazes de amor fraternal. O amor fraterno é um testamento para o mais próximo que podemos dar de que Jesus está conosco ao vivo, que Jesus ressuscitou. Oramos especialmente para os cristãos que sofrem perseguição, neste momento há muitos cristãos que sofrem perseguições, muitos, muitos, muitos países: nós oramos por eles, com amor, do nosso coração. Sinta a presença viva do Senhor Ressuscitado e reconfortante.

Depois do Regina Coeli
Ontem, em Veneza, foi beatificado Don Luca Passi, sacerdote de Bérgamo, no século XIX, fundador da secular Santa Dorotéia e do Instituto das Irmãs de Santa Doroteia. Damos graças a Deus pelo testemunho deste Beato!
Hoje, na Itália se celebra o Dia da Universidade Católica do Sagrado Coração, sobre o tema "As novas gerações para além da crise." Esta Universidade nasceu da mente e do coração do padre Agostino Gemelli e com um grande apoio popular, já formou milhares e milhares de jovens a serem cidadãos competentes e responsáveis, construtores do bem comum.Convite para sempre o apoio desta Universidade, continuará a fornecer uma excelente educação para a geração mais jovem, para enfrentar os desafios do tempo presente.
Saúdo todos os peregrinos presentes, de vários países! Famílias, grupos religiosos, movimentos de jovens. Em particular, saúdo os peregrinos da diocese de Siena-Colle di Val d'Elsa-Montalcino, com o Arcebispo Buoncristiani. Um pensamento especial para os meninos e meninas que estão se preparando para a Confirmação.
A todos um bom domingo e um bom almoço!


Bento XVI completa 86 anos neste dia 16 de abril


Francisco e Bento 2Bento XVI completa esta terça-feira, 16 de abril, 86 anos. Para festejar esta data, seu irmão mais velho, Georg, está em visita a Castel Gandolfo – onde reside temporariamente o Papa emérito.
A Rádio Vaticano recorda este dia com as lembranças da infância que o próprio Joseph Ratzinger descreveu a uma menina, durante o Encontro Mundial das Famílias em Milão, em 2 de junho de 2012.
Na pequena cidade de Marktl am Inn, na Bavária, o ponto essencial para a família Ratzinger era o Dia do Senhor, que começava já no sábado, com as leituras do Domingo por parte do pai – de modo que ele e seu irmão Georg já entravam na “liturgia, numa atmosfera de alegria”.
“No dia seguinte, íamos à Missa. Minha cidade fica perto de Salzburg, portanto tínhamos muito contato com a música – Mozart, Schubert, Haydn – e quando começava o Kyrie era como seu o céu se abrisse. E depois em casa era importante, naturalmente, o grande almoço todos juntos”.
Além da música, outra paixão da família eram os passeios nos bosques da Baviera:
“Morávamos perto de um bosque, onde nos divertíamos com aventuras e jogos. Numa palavra, éramos um só coração e uma só alma, com tantas experiências em comum, inclusive nos períodos muito difíceis, como no tempo da guerra: primeiro da ditadura e depois, da pobreza”.
Adversidades que o Papa emérito enfrentava com o “amor recíproco” que se vivia em família. Um amor “forte” que “tornava belo inclusive as coisas simples”. E assim, “crescemos na certeza de que é bom ser um homem, porque víamos que a bondade de Deus se refletia nos pais e nos irmãos”.
“Assim, neste contexto de confiança, de alegria e de amor éramos felizes e creio que, no Paraíso, deve ser parecido com a minha juventude. Neste sentido, espero ir ‘à casa’, ir rumo a outra parte do mundo’”.

segunda-feira, 15 de abril de 2013


Oração a Santa Clara
Santa Clara, 
que seguistes de perto São Francisco,
na vida de pobreza 
e no amor ao próximo e de Deus,
olhai carinhosa para o mundo de hoje, 
tão necessitado de vossa proteção.
Ouvi o meu pedido 
e concedei-me a graça que vos peço, 
com fé e confiança.
Como verdadeiro necessitado, 
rogo-vos que me alcanceis de Cristo 
a saúde espiritual e corporal,
para mim e meus familiares.
Sobretudo, peço a vossa ajuda 
para o problema que me aflige..... 
(especificar o problema)
Atendei-me, Santa Clara, 
pela força que tendes 
junto a Deus e pela fé 
que me faz buscar a vossa proteção.
Ámen.
Paróquia Santa Clara de Assis recebe a Cruz da Jornada Mundial da Juventude 2013
(segue fotos)







































No peito eu levo uma cruz no meu coração o que disse Jesus.